domingo, 14 de setembro de 2014

Aprenda Como Desenhar Bem

Como Desenhar Bem
 Bom pessoal como sabem temos inúmeros tutoriais passo a passo de desenhos, mais agora o que vocês irão conferir é um artigo com dicas e macetes para você desenhar bem melhor!

  Usamos nossas próprias experiências para fazer esse post, espero que gostem e que comentem para melhorarmos sempre mais! Claro que não será um simples post que poderá resumir tudo sobre a arte de desenhar, mais lhe dará noções básicas para você começar, fique atento a nossa área de Artigos & Dicas porque teremos abordagens detalhadas sobre cada tópico desta postagem.

  Tudo o que você ver pode ser desenhado, e inclusive por você! Assim como as outras artes ou matérias, todos nós temos uma certa tendência para assimilar certas coisas mais rapidamente e outras, no entanto, demoramos um pouco mais. E no desenho não é diferente, mais pra tudo tem um jeito, caso desenhar seja pra você um processo um pouco mais demorado.

 Uma coisa muito útil é saber converter estruturas,corpos ou formas em figuras geométricas. Transformar figuras complexas em figuras simples é um ótimo começo,e depois de praticar você verá as coisas de uma nova perspectiva. Vou lhes dar um exemplo:




 Com círculos, arcos, retas e figuras simples pode-se desenhar quase tudo, o que você têm a fazer é simplesmente localizar essas figuras no modelo que pretende desenhar! Pratique e logo você será capaz de desenhar diversos modelos, sem nem mesmo usar mais marcações.

   Um desenhista quando se depara com uma figura e pretende desenha-la depois, ele a memoriza associando-a a formas geométricas, memoriza ângulos, busca ter mais orientações através de linhas, analisa espaços e proporções.

 O segredo é vê a figura de maneiras diferentes e associa-las a formas mais simples de se memorizar!



Se quiser mais modelos como os de cima e tutoriais passo a passo Clique Aqui.

Uma ótima dica é não se apegar aos detalhes, desenhe várias figuras simplificadas de vários modelos em no máximo 30 segundos, isso lhe dará prática. Repare e veja as formas que compõe cada elemento que for praticar e depois os monte como um quebra-cabeças divertido.

 Quando for desenhar algo, passeie em volta do objeto ou modelo, reparando no ambiente em sua volta e em sua posição naquele espaço. Observe de vários ângulos e veja de onde vêm a luz e como a sombra reage em oposição a cada ângulo.






 Não desenhe apenas em 2D, treine sua noção de profundidade! 
Observe bem as ruas por onde você mora e repare que vai encontrar um exemplo de profundidade, sente-se em seu sofá e tente encontrar mais exemplos de profundidade!




PF: É o ponto de fuga,onde as linhas de fuga se encontram no horizonte(LH)

 Um bom desenhista acima de tudo é um bom observador, não ande por ai e perca as milhares e milhares de maravilhas que passam despercebidas pela maioria. Um desenhista está sempre aberto para a arte, seja qual for ou de onde vier!

 O que muitos não sabem é que desenhistas utilizam mais do hemisfério direito do cérebro do que a maioria, mais para desenvolver e utilizar mais dessa parte do cérebro é necessário novos hábitos:

  - Treine desenhando seus trabalhos de cabeça para baixo. Parece loucura, mais é uma forma de acessar o lado direito do seu cérebro. Acessando esse lado cada vez mais, irá tornar essa habilidade considerada rara algo motoro.
  - Ao analisar um desenho de foque nas bordas, ou seja em tudo que não é propriamente o desenho. Assim também irá acessar um lado perspectivo do cérebro que a maioria pouco usa, já que as principais questões do dia a dia do mundo de hoje são resolvidas com o lado esquerdo, o da linguagem e matemático.  - Seja acima de tudo um observador
  - Não são somente formas e figuras, há a luz, o brilho, o peso(imagine o peso das coisas, um traço um pouco mais firme pode dar a impressão de peso a um desenho).
  - Enxergue tudo a sua volta, mais não como as enxergavam antes, deixe elas se mostrarem para você como realmente são e não como você está habituado a acharem que são (estudos provam que pessoas que desenham mal, não vêem as coisas como realmente são, nem tem muita noção de espaço ou medidas)
  - E sempre pratique tanto o desenho em si, como a arte de observar as coisas.


Bom deixamos algumas dicas que sempre me ajudaram muito a desenhar, não sou um expert mais desenho a mais de uma década e tem funcionado bastante.

 Claro que não tem como resumir em apenas um post tudo o que se aplica a arte de desenhar, por isso vou postando algumas dicas e artigos nessa sessão Artigos & Dicas, fiquem ligados e ajudem nos comentários ou critiquem, afinal a critica é o maior dos conselhos. Até a próxima pessoal!

4 comentários:

  1. Olá. Sou gleicy, autora do blog Arte vicio, se você quiser trocar link eu aceito sim. Amei seu blog. beijos
    http://gleicykelly1993.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Muito bom os esboços já estou praticando aqui essas técnicas gosto muito de desenhar animais. Valeu parabens

    ResponderExcluir
  3. Olá
    Sou Administrador do blog: http://sitesmiv.blogspot.com.br/
    Sou desenhista, web designer, programador, editor de imagem e videos e animador
    Eu posto artigos e aulas de desenho
    e gostei do seu blog também.

    gostaria de criar uma parceria para trocarmos links em nosso blog, ou outros projetos
    o que voce acha?


    meu site: www.sitesmiv.com.br
    minha fan page: www.facebook/sitesmiv

    desde já agradeço sua atenção
    Matheus Nascimento

    ResponderExcluir
  4. Oi, meu nome é Ricardo e eu mal faço uma linha reta, até mesmo com régua não fica bom, e eu sempre amei desenhos, sempre amei desenhar, mas não sei fazer o mesmo, e fiquei na esperança de aprender na net, mas mesmo assim eu não consegui nada...

    ResponderExcluir